O índice de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) na Alemanha ficou em 6,1% em termos anualizados em agosto, desacelerando marginalmente em relação aos 6,2% verificados em julho, informou nesta sexta-feira (8) o Destatis, o departamento federal de estatísticas. Na comparação mensal, a inflação foi de 0,3%. Os dados vieram em linha com as projeções de analistas.
Ruth Brand, presidente do Destatis, afirmou que os aumentos nos preços da energia e de alimentos superam a inflação geral e mantêm a taxa de inflação elevada ainda em patamar elevado.
A inflação da energia subiu de 5,7% em julho para 8,3% em agosto, com forte influência da eletricidade, que avançou para 16,6% ante o mesmo mês do ano passado. Já os preços dos combustíveis aumentaram 3,7% e os preços do gás natural subiram 2,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os preços dos alimentos continuam, por sua vez, avançaram 9,0% na comparação anual, desacelerando ante os 11% observados em julho. Os consumidores em geral estão pagando 17,1% mais neste ano por itens como açúcar, compotas, mel e outros produtos de confeitaria, 13,6% mais por pães e cereais, 12,4% mais por legumes e 11,5% mais por peixes e outros produtos da pesca.
Excluindo os preços dos produtos de energia e de alimentos, o núcleo da inflação ficou em 5,5% em agosto, em termos anuais, a mesma que a observada em julho.
Os preços dos serviços subiram 5,1% em agosto de 2023 em relação ao mesmo mês do ano anterior.
The post Inflação ao consumidor (CPI) na Alemanha fica em 6,1% em agosto, dentro do esperado appeared first on InfoMoney.
source https://www.infomoney.com.br/economia/inflacao-ao-consumidor-cpi-na-alemanha-fica-em-61-em-agosto-dentro-do-esperado/
Comentários
Postar um comentário