A União Europeia tem acelerado sua busca por se tornar o primeiro continente neutro em carbono. Uma nova política que entra em vigor neste domingo (1) será o primeiro passo para incentivar outras partes do mundo a seguir o exemplo.
No futuro, a medida vai impor uma taxa sobre importações intensivas em carbono, para que empresas europeias obrigadas a cumprir as rigorosas leis climáticas do continente não enfrentem competição desleal de produtores fora do bloco. A partir deste domingo, início da primeira fase do chamado Mecanismo de Ajuste de Carbono nas Fronteiras, importadores de seis indústrias intensivas em carbono serão obrigados a começar a relatar suas emissões.
“Terá implicações estratégicas e financeiras para empresas em todo o mundo”, disse Tim Figures, especialista sênior do Boston Consulting Group. “Domingo é apenas o início de um processo longo, mas mesmo que algumas empresas não sejam impactadas imediatamente, elas podem ser em uma fase posterior, já que a UE tem a opção de incluir mais indústrias.”
O mecanismo já enfrentou resistência dos principais parceiros comerciais da UE, incluindo Rússia e China, que argumentam que ele prejudica os princípios do livre comércio. Também adicionou tensões comerciais entre a UE e os EUA, com a administração Biden pedindo no começo deste ano que suas exportações de aço e alumínio sejam isentas.
Mas, uma vez iniciado, o mecanismo será um teste fundamental para determinar se a precificação do carbono pode ser estabelecida em todo o mundo como parte dos esforços para limitar o aquecimento global. Na segunda fase, que começa em janeiro de 2026, as empresas serão obrigadas a pagar uma taxa gradualmente escalonada em linha com os preços do mercado de carbono da UE. O contrato de emissões de referência da UE estava em cerca de € 82 por tonelada métrica de carbono na sexta-feira.
A ideia de colocar um preço nas emissões na fronteira europeia foi discutida nas últimas duas décadas, mas só este ano a UE adotou uma lei que torna a taxa obrigatória como parte de seu ambicioso pacote verde. A UE tem como objetivo vinculante reduzir as emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 55% nesta década em relação ao nível registrado em 1990 e alcançar a neutralidade climática até meados do século.
Mesmo na fase de transição do mecanismo de fronteira, antes que quaisquer impostos sejam aplicados, os produtores em países exportadores serão forçados a dar maior atenção à pegada de carbono, de acordo com Figures.
“Em primeiro lugar, seus produtos serão menos competitivos se não reduzirem as emissões e, em segundo lugar, a perspectiva de pagar um preço pelo carbono na UE atuará como um incentivo para investir na descarbonização”, disse Figures. “Isso também pode significar uma mudança nos padrões de comércio: produtos intensivos em carbono serão mais difíceis de vender no mercado da UE, então eles poderiam ser deslocados para países terceiros sem tarifas de carbono.”
A taxa pode ser, pelo menos parcialmente, isenta se um imposto sobre o carbono já tiver sido pago no país onde os bens foram produzidos, acrescentando um incentivo adicional para países terceiros introduzirem suas próprias políticas verdes. Essa abordagem também impede que o plano seja considerado uma tarifa ilegal de acordo com as regulamentações da Organização Mundial do Comércio.
A UE ainda tem muito trabalho a fazer para que o mecanismo funcione de forma eficaz, desde garantir a supervisão de conformidade nos Estados membros até a introdução de regras técnicas mais detalhadas. Também está previsto enfrentar desafios legais na OMC e disputas com parceiros comerciais.
Els Brouwers, diretor de Energia, Clima e Assuntos Econômicos da Essenscia, grupo de lobby da indústria química belga, descreveu o mecanismo como um “enorme fardo administrativo para os importadores da UE”. As empresas têm “muitas perguntas” sobre como suas exportações serão protegidas, disse Brouwers.
Ambientalistas e economistas, incluindo o ganhador do Prêmio Nobel William Nordhaus, há muito tempo defendem a precificação do carbono porque ela permite que os países se unam em um tipo de “clube do carbono” para eliminar o problema do “carona” nos esforços de outras nações. A Alemanha apresentou sua própria ideia para tal união ao lado do Grupo dos Sete.
Isso também pode dar impulso aos mercados de carbono nascentes em outros países, como o mercado de emissões da China, e incentivar outros países a fazer o mesmo, de acordo com Antoine Vagneur-Jones, chefe de comércio e cadeias de suprimentos da BloombergNEF.
“Isso não levará à precificação do carbono em lugar algum próximo do que a UE está fazendo tão cedo”, escreveu Vagneur-Jones em uma nota. Mas em lugares onde a precificação do carbono é politicamente aceitável, “isso definitivamente pode agir como um impulso”, disse ele.
© 2023 Bloomberg L.P.
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