Trabalhar para um chefe altamente crítico pode ser comparado a trabalhar sob um microscópio. Cada tarefa, por mais insignificante, parece atrair uma análise minuciosa. Às vezes, reuniões parecem inquisições e você passa os dias ouvindo mais sobre o que está errado do que sobre o que está certo.
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Embora alguns gestores difíceis possam ser desafiadores devido às suas mudanças de humor, falta de clareza ou imprevisibilidade, líderes altamente críticos criam uma atmosfera de negatividade consistente e generalizada. Isso pode fazer com que você tenha a sensação de estar pisando em ovos, sempre com medo de errar, e pode levar você a questionar suas decisões e interações.
Para profissionais reflexivos e que sentem que investem muita energia emocional em seu trabalho (aqueles que chamo de esforçados sensíveis), trabalhar para esse tipo de líder pode ser particularmente desgastante. Muitos internalizam o feedback negativo do seu gestor como sinal de que são ineptos ou incapazes. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Com frequência, a natureza crítica de alguém tem mais a ver com suas próprias inseguranças, experiências ruins que os tornaram excessivamente cautelosos, ou com a necessidade de manter o controle.
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Embora seja útil entender isso, tentar continuamente diagnosticar as motivações complexas por trás das críticas de um gestor pode ser uma tarefa interminável e, em última análise, improdutiva. Em vez disso, é muito mais benéfico focar em como você pode trabalhar para esse tipo de pessoa de uma forma que torne sua vida menos estressante.
Gerenciar um chefe altamente crítico não significa abandonar seu próprio julgamento ou simplesmente seguir ordens. Trata-se, sim, de assumir proativamente o controle de suas interações e tomar medidas para reduzir o impacto emocional que o comportamento da pessoa tem sobre você.
Considere feedback envolvimento ativo
Feedback significa que seu chefe está prestando atenção ao seu trabalho e não está desinteressado em seus projetos e desempenho, mesmo que ele tenha um jeito frustrante de demonstrar isso. Quando você encara as críticas do seu gerente como um sinal de que ele está investindo em seu trabalho, fica mais fácil extrair insights valiosos dos seus comentários. A forma como ele entrega o feedback pode não ser ideal, mas ele se preocupa o suficiente com seu desenvolvimento para dar informações. Se seu chefe não se importasse, ele poderia nem se dar ao trabalho de corrigir você ou oferecer orientação.
Para abraçar esta mudança de perspectiva, tente separar o tom do conteúdo. Faça o possível para eliminar mentalmente a carga emocional das palavras de seu chefe. Imagine o feedback entregue em tom neutro. Por exemplo, transforme “Este relatório está totalmente inaceitável” em “Há questões que precisam ser abordadas”. Isso ajuda você a se concentrar no conteúdo e não no estilo (inútil).
Antecipe a negatividade de seu chefe
Antes de seu chefe ter a chance de corrigir você, busque a opinião dele de forma proativa. Por exemplo, em uma tarefa, você pode dizer: “Estou pensando em abordar o projeto desta forma. Alguma consideração inicial? Antes de apresentar algo ao seu chefe, explique: “Sei que você se preocupa em destacar as métricas, por isso dediquei atenção especial à criação de um painel visual atraente”.
Da mesma forma, em vez de trabalhar duro por dias – ou semanas – na elaboração do produto perfeito, crie um primeiro rascunho e diga: “Preparei isto até o momento. Precisa de lapidação, mas eu queria capturar as ideias centrais e a estrutura para que possamos transformar isso em algo excepcional”. Seu chefe ficará feliz em ter o controle e você economizará energia.
Buscar informações antecipadamente pode parecer um esforço extra, mas demonstra que você entende o que é importante para seu chefe. Isso pode ajudar a construir confiança e reduzir a necessidade de críticas constantes no futuro, pois ele percebe que você leva a sério as expectativas dele.
Desafie-o
Algumas pessoas têm uma mentalidade mais pessimista por natureza e, infelizmente, seu chefe pode ser uma delas. Portanto, você pode precisar incentivá-lo a considerar as possibilidades e investigar o que está funcionando, já que isso não é algo que ele costuma oferecer voluntariamente. Ao receber críticas demais, experimente dizer: “Gosto de ouvir como posso melhorar. Também é importante saber o que está indo bem, para que eu possa repetir isso mais vezes. Você poderia compartilhar sua perspectiva sobre isso?” Ou então: “Entendo sua preocupação com o briefing criativo. Vou trabalhar nisso. Mas também gostaria de receber seu feedback sobre como foi a reunião com o cliente. Achei que foi um sucesso e quero ter certeza de que continuarei na direção certa.”
Peça exemplos específicos e esclarecimentos também. Por exemplo, quando Jéssica, analista de uma empresa financeira, se viu recebendo instruções vagas e inúteis de seu gerente (“Precisa melhorar isso. Corrija.”) ela questionou (“Você pode me mostrar quais pontos de dados específicos você considera imprecisos?” ou “Você poderia me dar um exemplo da formatação que preferiria ver?”). Isso não só a ajudou a focar nas dúvidas que seu chefe tinha, mas também o estimulou sutilmente a se afastar das generalizações e adotar um feedback mais construtivo e justo.
Experimente dizer “Sim, e…”
Quando corrigido, reconheça a perspectiva do seu chefe (“sim”) e, em seguida, adicione sua perspectiva ou sugestão (“e”). Este é um jeito ótimo de afirmar suas ideias e, ao mesmo tempo, mostrar que você está levando em conta o feedback dele. Azim, um líder de marketing, testou esta abordagem com seu Diretor de Marketing, que frequentemente rejeitava suas ideias. Na próxima vez que ele criticou uma campanha, Azim respondeu: “Sim, compreendo que o cronograma está apertado e acredito que poderemos cumprir os prazos se ajustarmos ligeiramente a nossa alocação de recursos”.
Lembre-se, porém, de que nem todo feedback é igualmente valioso ou acionável. Você não pode – e não deve – agir em relação a todas as críticas. Desenvolva um filtro mental para determinar o que é mais urgente, importante e relevante para responder.
Recompense o bom comportamento
Quando seu chefe lhe der um feedback construtivo ou até um pouco menos crítico do que o normal, reconheça isso. Um simples “Obrigado por compartilhar! Isso me ajuda a me sentir mais motivado” ajuda bastante. Você reforça o tipo de comportamento que quer receber com mais frequência. É mais provável que seu chefe, consciente ou inconscientemente, continue a lhe dar feedback equilibrado e útil quando perceber que isso é valorizado e tem um impacto positivo em seu desempenho.
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Apesar de seus melhores esforços, seu chefe talvez nunca mude seu comportamento. Esteja preparado para encontrar outros aliados dentro da organização que possam lhe dar o apoio e a validação de que precisa. Em última análise, talvez seja necessário considerar fazer mudanças maiores para proteger seu bem-estar mental e emocional e buscar um ambiente de trabalho onde você seja verdadeiramente valorizado.
HBR: ©.2024 Harvard Business School Publishing Corp./Distribuído por The New York Times Licensing Group
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