Pular para o conteúdo principal

Papel ou tijolo? Onde e como investir em FIIs após alta da Selic

O mercado de fundos imobiliários acumulou alta de cerca de 24% entre maio de 2023 e abril deste ano com a tendência de queda da Selic. Depois deste intervalo, o mercado começou a ponderar a mudança da trajetória da taxa e os FIIs devolveram parte dos ganhos e passaram a andar de lado. Agora, com o início do ciclo de alta dos juros, o que esperar desta classe de ativos?

“Com certeza [a elevação da Selic] influencia bastante do mercado de FIIs, que tem uma correlação muito alta com o comportamento dos juros”, confirma Larissa Nappo, analista de fundos imobiliários do Itaú BBA. “Qualquer oscilação na curva longa de juros, por exemplo, acaba influenciando principalmente a cotação dos FIIs”, complementa.

Isso porque a elevação dos juros torna a renda fixa mais rentável e estimula a migração dos investidores de produtos de renda variável – como os FIIs – para a modalidade, que oferece menor risco. O movimento tende a derrubar as cotações dos ativos mais arriscados, que perdem valor de mercado.

“Eu sei que o IPCA+ 6,20% do Tesouro Direto é muito atrativo e vai dragar dinheiro dos fundos imobiliários, mas não podemos desconsiderar que uma carteira de FIIs com risco baixo ou médio dá ao investidor hoje, implicitamente, alguma coisa entre inflação mais 8% ou 9%”, diz Marcos Baroni, head de pesquisas em fundos imobiliários da Suno, que considera para o cálculo o prazo médio do portfólio das carteiras.

Ele reconhece que o potencial dos FIIs pode não estar tão explícito para todos os investidores atualmente – o que acaba gerando oportunidades. “Muitos vendem, mas muitos também estão comprando”, lembra.

Segundo Professor Baroni, é nestas horas em que não parece fazer sentido investir em fundos imobiliários que o investidor tem a oportunidade de acumular rentabilidade – comprando bons ativos depreciados que pagam rendimentos relevantes.

“Dói enxergar o patrimônio andando de lado e até caindo, mas eu prefiro dizer que isso é uma espécie de mola comprimida”, compara. “Em algum momento esta mola comprimida se solta, vamos tirar o grito da garganta e começar a lamentar que não temos mais oportunidades de compra como as atuais”, observa.

Leia também

FIIs de “tijolo” ou FIIs de “papel”?

Apesar de a taxa de juros no Brasil já ser elevada, novos aumentos tendem a restringir projetos imobiliários, que se tornam menos viáveis devido ao alto custo de capital, explica Artur Carneiro, sócio fundador da Éxes

“Em contrapartida, o cenário se mostra ainda mais favorável para investidores de FIIs de ‘papel’”, diz o gestor, que se refere aos fundos que investem em títulos de renda fixa atrelados a índices de inflação ou mesmo à taxa do CDI – que acompanha os movimentos da Selic. “Com juros elevados e a isenção de impostos [dos rendimentos], essa classe de investimento se torna cada vez mais atraente em comparação a outras opções disponíveis no mercado”, afirma.

Embora em um cenário mais desafiador, Larissa, do Itaú BBA, não descarta os FIIs de “tijolo” – aqueles que investem diretamente em imóveis. Do ponto de vista operacional, a analista não vê, por enquanto, impacto nas operações destes fundos.

“Não temos visto pressão na taxa de vacância de galpões logísticos ou shoppings, que estão aí gerando receitas”, pontua. “Escritórios estão para trás na recuperação, mas, mesmo assim, algumas praças também já mostram algum tipo de retomada”, detalha.

Nos últimos 12 meses, 56 dos 115 principais fundos imobiliários do mercado apresentaram dividend yield (taxa de retorno com dividendos) acima de 10,65%, percentual da taxa do CDI após a elevação da Selic – e referência para as aplicações de renda fixa.

Leia também:

The post Papel ou tijolo? Onde e como investir em FIIs após alta da Selic appeared first on InfoMoney.



source https://www.infomoney.com.br/onde-investir/papel-ou-tijolo-onde-e-como-investir-em-fiis-apos-alta-da-selic/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De Pequim a Lisboa: quais são as 10 melhores cidades para combinar trabalho e lazer 

O trabalho híbrido e remoto, que ganhou força durante a pandemia, tornou-se um arranjo permanente para muitas empresas, permitindo um equilíbrio maior entre trabalho e lazer. Nesse sentido, o International Workplace Group (IWG) elaborou um ranking com as dez melhores cidades do mundo para trabalho e lazer (ou férias). Em 2024, a primeira posição da lista é ocupada pela capital húngara, Budapeste, seguida por Barcelona (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil). Uma mudança quase completa em relação aos locais escolhidos no ano anterior, que foram Barcelona, Dubai (EAU) e Praga (República Tcheca). Leia também: Morar fora em 2024: veja países baratos, como investir e mais para fazer real durar no exterior O resultado deste ano, divulgado pelo portal CNBC na última quarta-feira (21), corresponde a uma pesquisa com 1.000 profissionais que trabalham de forma híbrida ou remota pelo mundo. Segundo a IWG, o levantamento considera a pontuação de dez categorias: acomodação, alimentação, clima, c...

Nunes, Datena e Boulos têm empate triplo em SP, mas prefeito leva melhor no 2º turno

A 68 dias das eleições municipais , o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) , o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (30). Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos O levantamento, realizado entre os dias 25 e 28 de julho, mostra que, em cenário estimulado (ou seja, quando são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados) de primeiro turno, Nunes (MDB), que tenta a reeleição, mantém a liderança numérica na corrida, com 20% das intenções de voto − 2 pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior, divulgada em junho. Logo atrás, Datena e Boulos , com 19% cada. Em um mês, o primeiro variou positivamente 2 p.p., ao passo que o segundo escorregou na mesma proporção. Como a margem máxima de erro é de 3,1 pontos percentuai...

Desvendando os Segredos do Livro "Oferta de 100 Milhões" por Alex Hormozi

Vamos mergulhar em um livro que tem causado um verdadeiro alvoroço nos círculos de empreendedorismo e negócios: "Oferta de 100 Milhões", escrito por Alex Hormozi. Se você está em busca de insights valiosos sobre como construir ofertas de sucesso e impulsionar seus negócios, este livro certamente deve estar na sua lista de leituras obrigatórias. O Gênio por Trás do Livro: Alex Hormozi Alex Hormozi é um empreendedor renomado e especialista em crescimento empresarial. Ele fundou e liderou várias empresas de sucesso e, através de suas experiências e conquistas, acumulou conhecimentos inestimáveis sobre como criar ofertas que realmente vendem. O Que Você Pode Esperar de "Oferta de 100 Milhões" No livro "Oferta de 100 Milhões", Alex Hormozi compartilha seus insights, estratégias e táticas para criar ofertas irresistíveis que podem gerar retornos substanciais. A abordagem de Hormozi é pragmática e baseada em experiências reais, o que o diferencia de muitos outros...