A história de empreendedorismo da Cleusa Maria da Silva parece de novela – e realmente inspirou o folhetim “A Dona do Pedaço”, que foi ao ar em 2019, na Rede Globo.
Nascida na Zona Rural do Paraná, Cleusa ajudava a família na roça desde os 9 anos junto com seus nove irmãos. Antes disso, era a responsável por cuidar dos irmãos mais novos. “Você consegue imaginar quatro crianças chorando ao mesmo tempo e você, com 7, 8 anos, precisando cuidar delas? Eu cheguei a pensar que nunca teria filhos porque fiquei muito traumatizada”, diz Cleusa, em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo.
O que já era difícil, ficou pior quando o pai de Cleusa faleceu em um acidente e sua mãe, com os filhos, foi expulsa da fazenda em que moravam e trabalhavam. A solução foi morar em dois cômodos nos fundos da casa dos avós. “Eu criei uma obsessão por ter a minha casa. E fui, com muita dificuldade, comprei um terreninho, comprava o material e pagava o pedreiro. A felicidade que eu tive de mudar para lá, com porta de papelão ainda, foi maior do que a de me mudar para um apartamento de 200 metros quadrados”, afirma.
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A virada
A vida de Cleusa Maria começou a mudar quando, mesmo sem experiência na cozinha, atendeu ao pedido da esposa de um patrão, Dona Rosa. Ela trabalhava em uma fábrica de alto-falantes e a Dona Rosa fazia bolos para vender. “O marido dela faleceu, ela precisava assumir a fábrica e não ia mais poder atender aos clientes. Eu respondi que não sabia fazer bolos e, inclusive nunca tinha tido um bolo de aniversário, mas quando ela quebrou a perna e pediu minha ajuda para entregar uma das últimas encomendas – um bolo enorme, de 35 kg, não pude dizer não”, relembra.
Seguindo instruções, Cleusa conseguiu completar a tarefa e foi elogiadíssima. “Ela me deu uma batedeira e disse que ia me mandar os clientes (…) Sempre tive um anjo que me empurrou para frente”, afirma.
Com os pedidos chegando aos montes, Cleusa pediu demissão e, com a rescisão, comprou duas mesas de bar, um freezer e um pouco de matéria-prima para fazer bolos. “Eu não tinha dinheiro nem para comprar uma mesa: montava os bolos em cima da tampa do freezer”, relembra.
A sua primeira loja chamava Sensações Doces, mas o nome precisou ser trocado por uma questão de marca – e essa troca quase resultou no encerramento da empresa. Agora, a Sodiê conta com 400 lojas e deve encerrar o ano com um faturamento superior a R$ 700 milhões.
Para saber mais detalhes da história da empresa e conhecer sua estratégia para o futuro, veja o episódio completo publicado na última sexta-feira (1) no Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Castbox e Amazon Music.
Sobre o Do Zero ao Topo
O podcast Do Zero ao Topo é uma produção do InfoMoney e traz, a cada sexta-feira, a história de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.
O programa já recebeu nomes como José Roberto Nogueira, fundador da Brisanet; Fernando Simões, do Grupo Simpar; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; o empresário Abílio Diniz; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; e contou dezenas de histórias de sucesso. Confira a lista completa de episódios do podcast neste link.
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