Marcelo Ornelas, sócio-fundador da Kínitro Capital, tem uma filosofia clara: “Quando o pêndulo se move de um ambiente saudável, de monopólio ou oligopólio, para uma competição perfeita, a empresa deve zerar sua posição antes.”
Para Ornelas, a lógica é simples. “Temos alergia à competição. Competição é boa para o consumidor, mas para o investidor, geralmente resulta em perda de capital”, afirma.
Ornelas compartilhou essas e outras visões no episódio 263 do programa Stock Pickers, apresentado por Lucas Collazo e Henrique Esteter.
Na Kínitro Capital, Ornelas é responsável pela gestão de fundos de ações. Economista formado pela PUC-Rio, ele acumula mais de 15 anos de experiência em gestão e análise de empresas, com passagens por instituições renomadas como BTG, UBS e Saga Capital.
Interesse em Bancos Despencou
O gestor observa que o setor bancário não é mais o oligopólio de outrora. “O setor bancário já passou por fases de regulação, privatizações, consolidação e investimentos. Hoje, a tecnologia derruba as barreiras de entrada”, explica.
“Os bancos seguem a lógica do varejo. São setores que se consolidaram, a ‘pizza’ parou de crescer, há competição com empresas chinesas devido à tecnologia, e o governo busca tributar e eliminar assimetrias tributárias”, detalha.
“Investir em bancos nesse ambiente é muito arriscado. Claro, há exceções, mas vejo mais retorno na infraestrutura”, ressalta.
Para Ornelas, os ventos favoráveis no Brasil estão mais voltados para infraestrutura, como ferrovias e saneamento, além de serviços.
“Consumiu mais, paga mais; consumiu menos, paga menos. Parte do valor é entregue ao consumidor para manter a liderança, e outra parte é internalizada”, conclui.
The post Temos alergia à competição; isso é bom para consumidor, não ao investidor, diz gestor appeared first on InfoMoney.
source https://www.infomoney.com.br/mercados/temos-alergia-a-competicao-isso-e-bom-para-consumidor-nao-ao-investidor-diz-gestor/
Comentários
Postar um comentário