Pular para o conteúdo principal

Airbus mira primeiras vendas na América Latina para linha A220, após ano mais lento

Ainda diante de dificuldades para emplacar as vendas da sua linha A220 na América Latina, a Airbus espera que os primeiros negócios envolvendo essa família de aeronaves ocorra em breve na América Latina. Em meio a uma reestruturação no mercado de companhias aéreas no Brasil, a avaliação é de que a família mais recente da fabricante possa ser vista como um complemento às frotas.

“Estamos muito interessados em continuar negociando o A220”, diz o presidente da Airbus para América Latina e Caribe, Arturo Barreira, em entrevista ao InfoMoney. “É uma aeronave que acreditamos encaixar perfeitamente no Brasil e na América Latina para rotas mais curtas.”

Os A220 são uma linha de jatos comerciais menores para voos de média distância e se configuram numa das apostas da companhia para os próximos anos. A aeronave foi desenvolvida pela canadense Bombardier com o nome C Series, mas a Airbus assumiu o projeto em 2017 enquanto a desenvolvedora enfrentava problemas de produção.

Barreira relembra que a família A320 foi foi parte do processo de consolidação de aéreas como a fusão entre LAN e TAM para formar a Latam e Avianca e TACA nas operações da Colômbia e América Central. A linha, no entanto, é composta por aeronaves maiores, de 140 a 170 assentos.

O executivo prefere não se prolongar em comentários sobre o acordo de fusão entre Azul e Gol, mas avalia os movimentos no mercado brasileiro — o que envolve a saída da Latam do seu Chapter 11, similar à recuperação judicial nos Estados Unidos, e a entrada da Gol (GOLL4) com o mesmo pedido — “está fazendo as três aéreas mais fortes, o que é positivo para nós”.

Arturo Barreira, presidente da Airbus para América Latina e Caribe. (Foto: Divulgação/Airbus)

A avaliação do presidente é de que o padrão do A220, que comporta de 100 a 120 passageiros em sua menor versão, tem espaço para complementar as frotas em um espaço intermediário entre aviões regionais e aeronaves de corredor único com maior capacidade.

Por enquanto, no entanto, nenhum negócio foi fechado pelas principais operadoras brasileiras, como Latam, Gol e Azul (AZUL4). Recentemente, o CEO da Latam, Jerome Cardier, admitiu que a empresa estuda incluir aeronaves no perfil do A220 à frota, embora a opção da Airbus não esteja sozinha.

A brasileira Embraer (EMBR3) é uma das principais concorrentes da Airbus no segmento, com a sua família de jatos E2. “A frota menor pode vir da Embraer, pode vir da Airbus. Mas não existe nenhuma confirmação de nenhum número de aeronaves. O que existe é uma companhia comprometida em manter crescimento”, disse Cardier em agosto de 2024.

Expansão na América Latina

Ambas as companhias enfrentaram um ano mais lento em pedidos para suas versões de jatos de média distância. Barreira, no entanto, segue otimista quanto ao aumento do tráfego aéreo na América Latina pelos próximos anos. As projeções são de que esse volume dobre em 10 anos e que a quantidade de viagens per capita passe dos atuais 0,4 para 1 nós próximos 20 anos.

“Essa aeronave menor tem sido extremamente bem-sucedida em mercados mais maduros, como Estados Unidos, Canada e Europa, mas vemos que a expansão vai para mercados menos maduros como a América Latina”, diz Barreira. A expectativa da companhia europeia é fabricar 14 aeronaves A220 por mês até 2026.

De 2023 para 2024, no entanto, o saldo entre encomendas e cancelamentos para a família A220 ficou negativo em 9 aeronaves. Em 2023, ele foi positivo em 134. O número de entregas aumentou, de 68 para 75. Ao todo, a Airbus entregou 766 aviões e recebeu 878 encomendas no último ano.

The post Airbus mira primeiras vendas na América Latina para linha A220, após ano mais lento appeared first on InfoMoney.



source https://www.infomoney.com.br/business/airbus-mira-primeiras-vendas-na-america-latina-para-linha-a220-apos-ano-mais-lento/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De Pequim a Lisboa: quais são as 10 melhores cidades para combinar trabalho e lazer 

O trabalho híbrido e remoto, que ganhou força durante a pandemia, tornou-se um arranjo permanente para muitas empresas, permitindo um equilíbrio maior entre trabalho e lazer. Nesse sentido, o International Workplace Group (IWG) elaborou um ranking com as dez melhores cidades do mundo para trabalho e lazer (ou férias). Em 2024, a primeira posição da lista é ocupada pela capital húngara, Budapeste, seguida por Barcelona (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil). Uma mudança quase completa em relação aos locais escolhidos no ano anterior, que foram Barcelona, Dubai (EAU) e Praga (República Tcheca). Leia também: Morar fora em 2024: veja países baratos, como investir e mais para fazer real durar no exterior O resultado deste ano, divulgado pelo portal CNBC na última quarta-feira (21), corresponde a uma pesquisa com 1.000 profissionais que trabalham de forma híbrida ou remota pelo mundo. Segundo a IWG, o levantamento considera a pontuação de dez categorias: acomodação, alimentação, clima, c...

Quanto rendem R$ 100 mil no CDB? Veja simulação para diferentes prazos e tipos

A taxa básica de juros do Brasil, a Selic, foi elevada para 10,75% ao ano em setembro e, diante do cenário macroeconômico local, a expectativa do mercado é que o Banco Central faça novos ajustes para cima ainda em 2024, o que pode beneficiar os CDBs, muito procurados por pessoas físicas. O InfoMoney simulou quanto R$ 100 mil investidos nesses títulos de renda fixa renderiam em um, dois e três anos. Foram considerados tanto os CDBs atrelados à inflação como os pós (indexados ao CDI) e os prefixados. Quanto rendem R$ 100 mil em CDB de inflação Os CDBs de inflação devolvem ao investidor o montante aplicado corrigido pela média da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período, mais uma taxa prefixada. No caso desse tipo de aplicação, R$ 100 mil alocados nesta segunda-feira (14) gerariam um rendimento líquido de  R$ 8.762,47  a  R$ 28.483,34  entre um e três anos, já descontado o imposto de renda (IR), que varia entre 22,5% e 15%, con...

Nunes, Datena e Boulos têm empate triplo em SP, mas prefeito leva melhor no 2º turno

A 68 dias das eleições municipais , o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) , o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (30). Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos O levantamento, realizado entre os dias 25 e 28 de julho, mostra que, em cenário estimulado (ou seja, quando são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados) de primeiro turno, Nunes (MDB), que tenta a reeleição, mantém a liderança numérica na corrida, com 20% das intenções de voto − 2 pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior, divulgada em junho. Logo atrás, Datena e Boulos , com 19% cada. Em um mês, o primeiro variou positivamente 2 p.p., ao passo que o segundo escorregou na mesma proporção. Como a margem máxima de erro é de 3,1 pontos percentuai...